Vitamina A

Muito além de auxiliar no seu fortalecimento muscular, a vitamina A traz benefícios para o cabelo, pele, tem efeitos antioxidantes, previne doenças cardiovasculares, aumenta a imunidade e muitos outros.

100 softgel - 3000 mcg - Tomar 1 softgel por dia

¥ 1 500

BENEFÍCIOS DA VITAMINA A PARA A SAÚDE.

   Muito além de auxiliar no seu fortalecimento muscular, a vitamina A traz benefícios para o cabelo, pele, tem efeitos antioxidantes, previne doenças cardiovasculares, aumenta a imunidade e muitos outros. Abaixo você aprenderá como ela faz tudo isso e muitos outros benefícios da vitamina A para o seu organismo.

   A vitamina A também é amplamente reconhecida pelos seus benefícios à visão, mas a verdade é que eles vão muito além dos olhos. Suas funções se estendem do metabolismo ósseo à síntese da hemoglobina, passando pela atuação antioxidante que protege o corpo dos radicais livres.

Para quem procura ganhar massa muscular, trata-se de mais um nutriente a que se deve estar atento. No sentido nutricional, a vitamina A é especialmente necessária para as crianças, uma vez que garante o bom desenvolvimento dos ossos e do sistema nervoso, conduzindo a um aprendizado mais eficaz.

   Os dez benefícios da vitamina A para a saúde;


   1. Saúde Ocular

   Os benefícios da vitamina A mais conhecidos são os relacionados à saúde dos olhos. De fato, a vitamina A se relaciona amplamente à boa visão, sendo necessária aos olhos para reconhecer pequenas quantidades de luz. Além disso, a vitamina A protege os olhos dos constantes ataques dos radicais livres, de modo que degeneração dos olhos ao longo do envelhecimento se dá de modo mais lento.


   2. Efeito Antioxidante

   O efeito antioxidante é, por sua vez, extremamente significativo entre os benefícios da vitamina A. Ao proteger o corpo dos efeitos nocivos dos radicais livres, a vitamina A em bons níveis reduz as chances de desenvolvimento de doenças crônicas e degenerativas, de modo que é um excelente meio de manter a saúde ao longo do envelhecimento.


   3. Prevenção de Doenças Cardiovasculares

As doenças cardiovasculares também são evitadas através de níveis adequados de vitamina A, sobretudo em virtude da redução nos níveis de colesterol LDL (o colesterol “mau”). O colesterol LDL está amplamente relacionado à hipertensão arterial e ao surgimento da arteriosclerose.


   4. Maior Imunidade

   Mas não apenas doenças crônicas são evitadas pela vitamina A. Na verdade, todos os tipos de infecção e virose se tornam menos prováveis para quem obtém os níveis adequados dessa vitamina, uma vez que um de suas funções é trabalhar no estímulo ao sistema imunológico.


   5. Saúde Óssea

   Os benefícios da vitamina A para o metabolismo ósseo são intensos. Ao zelar pela densidade óssea adequada, a vitamina A dá as condições para um crescimento adequado e saudável. Para os adultos e idosos, esse benefício aparece na forma de uma degradação óssea mais lenta.


   6. Saúde Nervosa

   O mesmo vale para o sistema nervoso: crianças com bons níveis de vitamina A possuem um desenvolvimento cognitivo mais rápido e sólido, enquanto os idosos recebem da vitamina A uma proteção contra doenças degenerativas do sistema nervoso, tais como o mal de Alzheimer ou o mal de Parkinson.


   7. Combate aos Sinais do Envelhecimento

   O envelhecimento e seus sinais negativos também são evitados pela vitamina A no que diz respeito à pele. Uma vez que a vitamina A atua na produção de colágeno, o seu consumo em níveis adequados zela por uma pele tonificada, na qual rugas e outros sinais aparecem mais lentamente. A hidratação, que também beneficia os olhos e as mucosas, é outro meio pelo qual a vitamina A protege a pele.


   8. Síntese da Hemoglobina

   Enfim, a função no metabolismo celular é um dos benefícios da vitamina A que não podem ser esquecidos, uma vez que substâncias importantíssimas têm sua síntese regulada pela mesma. Nesse sentido, a vitamina A regula a produção da hemoglobina, de modo que é central para o fornecimento de oxigênio às células do corpo.


   9. Saúde Masculina

   Há sinais de que bons níveis de vitamina A incentivem a produção de testosterona, de modo que essa ela contribui para o estabelecimento de bons níveis desse hormônio central para a saúde do homem. Além disso, a fertilidade masculina pode ser comprometida por níveis baixos demais de vitamina A, uma vez que a produção do esperma é, também, regulada por essa vitamina.


   10. Ganho de Massa Muscular

   A relação mais direta entre a vitamina A e o ganho de massa muscular se dá através das funções dessa vitamina no metabolismo ósseo. Uma vez que a vitamina A tem entre as suas funções a manutenção da densidade óssea, o consumo diário de vitamina A fornece vantagens claras para quem procura ganhar massa muscular através de treinos de resistência, ao diminuir consideravelmente o risco de fraturas.

Para jovens que procuram ganhar massa muscular, trata-se de um ponto extremamente importante, uma vez que para eles os benefícios da vitamina A resultam em crescimento adequado.

Como antioxidante, não é possível deixar de mencionar para que serve vitamina A na proteção dos músculos após o treino. A liberação de radicais livres é grande após a realização de esforços intensos, de modo que a neutralização dessas substâncias protege o músculo de uma degradação considerável.

Por fim, o estímulo aos níveis de testosterona vindo da vitamina A afeta diretamente o ganho de massa muscular. Manter bons níveis dela no corpo é mais um dos passos para estimular a produção de testosterona, algo que certamente interessa a todos os fisiculturistas.
Efeitos da Falta Vitamina A

A falta severa de vitamina A não é comum, mas mesmo uma pequena deficiência pode colaborar para o desenvolvimento de vários problemas. No que diz respeito aos olhos, a falta de vitamina A prejudica a capacidade de perceber pequenas quantidades de luz, conduzindo à cegueira noturna. As prejudiciais inflamações oculares também se tornam mais frequentes, e o risco de desenvolver doenças como o glaucoma e a catarata aumentam.

O sistema imunológico enfraquecido dá lugar a infecções frequentes, normalmente acompanhadas de diarreia. Os ossos dão sinais de enfraquecimento, resultando em problemas de crescimento para os jovens e em lesões e osteoporose para os idosos, sobretudo para as mulheres.

A falta de hidratação e de colágeno dá à pele um aspecto degradado, uma vez que se torna seca e com rachaduras. Notáveis são também os efeitos nas unhas, que ficam especialmente quebradiças.

Os benefícios da vitamina A para o sistema nervoso fazem com que a sua falta possa levar ao desenvolvimento de vários males que são, em geral, atribuídos a outras causas. É o caso da insônia, acompanhada de uma sensação de fadiga, e da depressão.

Sem os benefícios da vitamina A para a sua síntese, as quantidades de hemoglobina diminuem, podendo levar ao desenvolvimento de um quadro de anemia. A mesma diminuição afeta, nos homens, a síntese de esperma, de modo que a infertilidade masculina pode ser provocada por deficiência de vitamina A.

Copyright© Mundo Feliz Co., Ltd. All Rights Reserved.