top of page

Sal de Epsom (Sal Amargo)

O sulfato de magnésio está indicado como laxante, sendo útil também contra azia, má digestão, deficiência de magnésio, limpeza da pele, unha encravada, pé de atleta, dores musculares, artrite, flebites e fibromialgia. 

¥ 2,355

​​​Pote com 454 gramas – Ver modo de usar no texto ao lado

   SAL DE EPSOM OU SAL AMARGO OU SULFATO DE MAGNÉSIO

   O que é o sal amargo?

   Esse tipo de sal é proveniente do sulfato de magnésio, mineral encontrado na natureza em locais em que há fontes de água quente resultantes de formações rochosas. Seu uso iniciou-se na antiguidade. Acreditava-se que beber e banhar-se nessas fontes resultaria em benefícios para a saúde.

 

   A utilização medicinal do sal Epsom engloba uma série de tratamentos. Mas é importante citar que ainda que tenha este rótulo em nível mundial, o sal Epsom ou sal amargo, na verdade, não é um sal: trata-se de um composto mineral puro, o SULFATO DE MAGNÉSIO.

 

   O magnésio pode ser apontado como um dos principais componentes, sendo o responsável por uma série de benefícios medicinais. Este mineral desempenha um papel de grande importância para o organismo e regula a atividade de mais de 320 enzimas.

 

   Propriedades e indicações do sal amargo

   O uso regular do sal Epsom auxilia na redução de inflamações, otimiza a função muscular e nervosa, previne o endurecimento das artérias, e aumenta a capacidade de absorção dos nutrientes. Assim, pode ser usado para distúrbios nervosos, curar problemas na pele, reduzir dores nas pernas e costas, aliviar tensão nos músculos, e acelerar a cura de cortes. Para qualquer uma destas condições, há que fazer um banho de imersão: acrescente 2 xícaras na banheira, com água quente, e permaneça até que a água comece a perder o calor.

 

   Um fator interessante, é que quando dissolvido na água, o sal Epsom é absorvido pela pele, e repõe o magnésio. Este mineral auxilia na produção de serotonina, a substância química do humor, que quando elevada dentro do cérebro, induz a sensação de relaxamento e calma. Também aumenta a energia e resistência, já que incrementa a produção de ATP (Trifosfato de Adenosina), uma espécie de combustível que as células usam para produzir energia.

   Outros efeitos benéficos do sal de magnésio incluem a regulação da pressão arterial, redução da irritabilidade, melhora da qualidade do sono, e maior poder de concentração. Quando na quantidade adequada, o magnésio aumenta a eficácia da insulina no organismo, contribuindo para reduzir o risco, ou o agravamento da diabetes. O sulfato de magnésio está indicado como laxante, sendo útil também contra azia, má digestão, deficiência de magnésio, limpeza da pele, unha encravada, pé de atleta, dores musculares, artrite, flebites e fibromialgia. 


   Para assegurar estes resultados, os especialistas recomendam a constância de 3 banhos semanais.

Se o objetivo é tratar asma e bronquite ou dores de cabeça, inclusive a enxaqueca, poderá fazer uma pasta grossa misturando-o com água, colocando em forma de cataplasma, na testa, ou peito.

   Este é um remédio natural para eliminar as toxinas do corpo. Os sulfatos lavam os metais pesados e substâncias nocivas. A pele é uma membrana extremamente porosa, e quando os minerais corretos são adicionados no banho de imersão, é desencadeado o processo denominado osmose reversa.

Na prática, os minerais do Epsom sugam o sal para fora pele, e os demais agentes pesados, ou nocivos. Este processo de desintoxicação pode ser feito 1 vez por semana.

 

   Suave esfoliante

Está com a pele áspera ou com cravinhos que a deixam feia? Faça um produto natural caseiro para deixar sua pele limpa e renovada. Lembre-se que o tempo e quantidade de aplicações variam de acordo com a textura e tipo da pele.

   Modo de preparo:

Para eliminar cravos e limpar a pele: faça uma mistura utilizando três gotas de iodo, uma colher de chá do sal amargo e ½ xícara de água fervente. Misture tudo e, com o auxilio de algodões, aplique a mistura nas áreas com cravos.

Para fazer a esfoliação da pele: misture ½ colher de chá no seu creme de limpeza, passe a mistura no rosto, massageie-o suavemente e depois enxágue com água fria.

 

   Limpeza doméstica

   Você pode utilizá-lo na cozinha, banheiros e outros cômodos.

   Modo de preparo:

   Para limpeza pesada (azulejos, pias, pisos entre outros): misture detergente líquido com sal amargo (a quantidade depende da quantidade de detergente usada, lembrando que ambos deverão possuir a mesma quantidade na mistura) e use-os para fazer a limpeza mais pesada na residência.

Você ainda pode aplicar a mistura da pasta para lavar locais como garagens, quintais e telhados, mas para isso é necessário esfregar o ambiente manualmente com vassoura.

   Aplicar uma pequena quantidade de sal amargo ao redor da sua casa, manterá as lesmas e caracóis longe da sua residência e do seu jardim.

 

   Controle de ervas daninhas

   Você pode controlar a aparição de ervas daninhas em seu jardim e melhor ainda, sem recorrer a produtos tóxicos.

   Modo de preparo:

   Misture um frasco de vinagre branco com duas xícaras de sal amargo e ¼ de sabão comum. Misture e coloque o líquido dentro de um borrifador e saia borrifando pelo seu jardim.

 

   Compressas em hematomas

   Quem nunca se machucou de alguma forma e ficou com aquela mancha de hematoma que deixa a aparência feia? Saiba como melhorar a mancha de forma simples.

   Modo de preparo: 

   Misture uma colher de sopa de sal amargo com um copo de água fria. Com o auxilio de algodão, espalhe a emulsão em cima dos hematomas. Não desaparecerão como mágica, mas com certeza a sua aparência ficará melhor. Aplique diversas vezes.

 

   Remoção de fragmentos

   Às vezes aquelas lasquinhas de madeiras ou cacos de vidros entram em contato com a nossa pele e causam dor e inflamação. O sal amargo é ótimo para remoção desses fragmentos.

   Modo de preparo:

   Misture uma colher de sopa de sal amargo em um copo de água fria. Com o algodão, aplique o líquido na área onde está o fragmento. O sal possui características que aumentam a pressão osmótica, ou seja, ele impulsiona os fragmentos para a superfície da pele. Isso deverá reduzir a dor e evitar a inflamação.

 

   Suavização de queimaduras solares e pele irritada

   Essa é especialmente para quem tem criança em casa e sofre com queimaduras solares e pele irritada causada de picadas de insetos.

   Modo de preparo:

   Misture uma colher de sopa de sal amargo em um copo de água fria e faça compressas. Sempre que puder, mantenha essa mistura por perto e proteja suas crianças.

 

   Fertilizante

   Algumas plantas (principalmente rosas), alimentos (tomate) e árvores se desenvolvem. Isso ocorre porque ele torna a plantação mais saudável e duradoura, principalmente em época de floração (primavera), certamente suas flores e frutos crescerão felizes, saudáveis, bonitos e seu tempo de duração aumentará.

   Modo de utilização:

   Se você possui um jardim, espalhe o sal entre as flores e frutos uma vez por semana para oferecer os nutrientes.

   Se você está começando criar plantas num jardim, aplique uma quantidade de sal amargo no adubo ou espalhe uma xícara do sal para cada 10 m² para ajudar na fertilização. Além de usá-lo na evolução das suas plantas, ele atua como pesticida natural, ou seja, você pode dispensar produtos tóxicos.

Para criar um pesticida natural, utilize uma colher de sopa de sal amargo para cada 950 ml de água - isso irá afastar as pestes.

Observação: para estimular o crescimento saudável da roseira utilize ½ xícara de sal amargo no solo.

bottom of page