top of page

Mebendazol

O anti verme mais famoso já conhecido. Aconselha-se fazer uma desparasitação pelo menos duas vezes ao ano para evitar muitas doenças. Hoje sabe-se que a causa de muitas doenças físicas e até mentais são causadas por fungos, bactérias e vermes que vivem em toda parte do nosso corpo.

14 Comprimidos - 100 mg.

Tomar 2 comprimidos após

as refeições por uma semana.


 

¥ 1,175

 

   Para que serve Mebendazol

 

   Este medicamento é um anti-helmíntico polivalente, indicado no tratamento da verminose,especificamente destinado ao tratamento das infestações isoladas ou mistas, causadas por Ascaris lumbricoides, Trichuris trichiura, Enterobius vermicularis, Ancylostoma duodenale, Necator americanus, Taenia solium e Taenia saginata.

   Em pacientes que vivem em áreas altamente endêmicas, o tratamento com mebendazol (3 a 4 vezes ao ano) irá reduzir substancialmente a carga de vermes e mantê-la bem abaixo dos níveis de significância clínica.

O efeito terapêutico de mebendazol inicia no primeiro dia de tratamento.

 Como este medicamento funciona?

O mebendazol suspensão oral atua sobre os principais vermes que parasitam adultos e crianças, provocando a sua desintegração e eliminação nas fezes. 

   Contraindicações e riscos de Mebendazol

   Não use mebendazol  se você apresentar hipersensibilidade (alergia) ao mebendazol ou aos outros componentes da fórmula.

Não use este medicamento em crianças com menos de 1 ano de idade.
Mulheres grávidas e amamentando também não podem tomar.
 

   O mebendazol é em geral muito bem tolerado. Em casos de infestação maciça, com grande eliminação de vermes, podem ocorrer dor abdominal e diarreia transitórias, constipação, cefaleia, tontura, febre, prurido. Reações alérgicas tipo exantema, urticária e angioedema foram raramente observadas. Pode causar, em doses elevadas, neutropenia reversível. Com altas doses, pode ocorrer aumento dos valores das enzimas do fígado, alopecia, e depressão da medula óssea, que pode ser severa.
 

   Características farmacológicas

   O mebendazol é um pó branco a levemente amarelo, quase inodoro. Praticamente insolúvel em água, álcool, éter, clorofórmio e ácidos minerais diluídos. Livremente solúvel em ácido fórmico. Trata-se do 5-Benzoil-1H-benzimidazol-2il, éster metil ácido cabônico. Fórmula química: C16H13N3O3 , peso molecular: 295,3.
   O mebendazol é um anti-hemíntico de amplo espectro, dotado de ação contra nematódeos, cestoides e trematódeos, que pertence aos derivados benzimidazólicos, como o albendazol e o tiabendazol. Pelo seu mecanismo de ação antiparasitário inibe de forma seletiva e irreversível a absorção de glicose, o que provoca a depleção dos depósitos de glicogênio nos micro túbulos das células tegumentárias e intestinais do parasita. Tudo isso gera imobilidade, paralisia motora e morte dos diferentes nematódeos. É polivalente, pois além de ser vermicida, pode ser também ovicida. Sua biodisponibilidade é baixa, apenas 2,1% a 3,3%. Administrado por via oral é pouco absorvido (aproximadamente 5 a 10%) do trato gastrintestinal, a absorção aumenta quando tomado com alimento, especialmente alimentos gordurosos. Sua meia vida de eliminação, de 1,5 a 5,5 horas, pode ser prolongada nos pacientes com insuficiência hepática (colestase). Excretado na forma íntegra ou como metabólito primário, aproximadamente 90% a 98% pelas fezes e 2% a 10% pela urina.

 

  Precauções e advertências

   Os parasitoses intestinais são amplamente difundidas em todas as classes sociais, acometendo tanto adultos como crianças. Seguem alguns conselhos sobre:

   COMO EVITAR A VERMINOSE

1. Beba somente água filtrada ou fervida.

2. Lave cuidadosamente as frutas e verduras e cozinhe bem os alimentos.

3. Coma apenas carne bem passada.

4. Ande sempre com os pés calçados.

5. Lave as mãos antes das refeições e após usar os sanitários.

6. Conserve sempre as unhas cortadas e limpas.

7. Mantenha as instalações sanitárias em boas condições de higiene.

8. Siga corretamente estes conselhos, evitando que os vermes atinjam toda a família.

Consulte regularmente seu médico.

bottom of page