Ferro

O ferro é um mineral essencial para a produção dos glóbulos vermelhos do sangue, manter os niveis de energia, bom funcionamento do coração e do cérebro, unhas fortes e cabelos saudáveis

¥ 2 500

120 Tabletes - 18 mg -

Tomar 1 tablete por dia
 

 

O ferro é o mineral encontrado em maior abundância no nosso planeta. Por causa disso poderíamos esperar que não houvesse deficiência nas pessoas, mas não é isso o que ocorre. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a deficiência de ferro é a desordem nutricional mais comum no mundo. Ela ocorre de forma significativa tanto nos países em desenvolvimento quanto nos desenvolvidos. Cerca de 1/3 da população mundial (mais de 2 bilhões de pessoas) tem carência de ferro. Nos países em desenvolvimento, 40% das crianças pré-escolares e das gestantes (na segunda gestação) são anêmicas.Atenção: anemia e deficiência de ferro são coisas diferentes! Podemos ter anemia sem deficiência de ferro e deficiência de ferro sem anemia. Daqui a pouco explicarei isso melhor.
 

Para que serve o ferro no nosso organismo?

O ferro é fundamental para que diversas reações químicas no nosso corpo aconteçam.

Um nutriente fundamental, que não podemos ficar nem mesmo poucos minutos sem ele, se chama oxigênio. Quem o transporta são as nossas células vermelhas (hemácias). O oxigênio é fundamental para que o alimento possa ser transformado em energia. E o que o ferro tem a ver com isso? Ele faz parte das hemácias, e isso quer dizer que o transporte do oxigênio pode ficar comprometido na deficiência de ferro, pois a quantidade de células vermelhas presentes no sangue fica diminuída. A pessoa fica “menos vermelha”, descorada, pálida!

Como o organismo precisa levar o oxigênio continuamente para as células, quando há menos transportadores (devido à falta de ferro) o coração acelera esse transporte. O coração bate mais vezes por minuto. Pessoas com freqüência cardíaca de 70 bpm (batimentos por minuto) em repouso podem chegar facilmente a 120 bpm quando estão com deficiência pronunciada de ferro.

Um outro ponto muito importante é que para retirar a energia do alimento são necessárias diversas enzimas (compostos que aceleram as reações químicas no organismo) que dependem de ferro. A deficiência de ferro reduz a produção de energia. A pessoa fica cansada, sem energia.

O ferro faz parte do funcionamento de diversas células, inclusive do cérebro. Na sua deficiência pode ocorrer redução de atenção, desânimo, tristeza, depressão, vontade de mastigar gelo, comer arroz cru, barro e tijolo. Pode haver redução do apetite.

Muito comum na deficiência de ferro é a queda de cabelo e unhas frágeis, podendo inclusive apresentar deformidades. A pele pode apresentar alterações, como fissuras nos cantos dos lábios. O sistema imunológico fica deprimido.O desenvolvimento cognitivo fica prejudicado. Há risco de parto prematuro e anormalidade no desenvolvimento cerebral do feto.
 

Necessidade de ferro em fases da vida

Em diversos momentos da vida a necessidade de ferro pode ser mais elevada do que conseguimos ingerir ou absorver.

As mulheres, devido à perda de sangue pela menstruação, têm um risco maior do que os homens de ter deficiência de ferro.

As gestantes precisarão aumentar o seu volume de sangue em 20% no primeiro trimestre da gestação e no último trimestre passarão muito ferro para a placenta e para o bebê. A necessidade de ferro nesse período é muito elevada.

Fases de intenso crescimento: adolescência (meninos e meninas) e crianças entre 4 meses a 2 anos de idade precisam de muito ferro.

A inadequação nutricional também pode contribuir para a deficiência de ferro, mas em grande parte dos casos, é a necessidade metabólica que leva à maior necessidade de ferro e, muitas vezes, sendo necessário a suplementação.
 

A produção das células vermelhas

Para produzirmos as células vermelhas (que transportam o oxigênio), precisamos de uma medula óssea saudável, pois ela é a nossa fábrica. Para que o processo tenha início, precisamos de proteína, do estímulo do hormônio da tireóide e de um hormônio dos rins. Depois disso é necessário que a medula óssea receba uma boa quantidade de vitamina B12, ácido fólico (vitamina B9) e ferro. Há outros nutrientes que também são necessários, mas os mencionados costumam ser os principais.
 

O que é anemia?

Chamamos de anemia a redução dos níveis de hemoglobina no sangue, por unidade de volume de sangue. A hemoglobina é uma proteína (que contém ferro) que está presente na célula vermelha (hemácia).

Como vimos antes, há diversas fases e necessidades de estímulos ou matérias-primas para que a produção de células vermelhas seja concluída com sucesso. A falta de ferro é a principal razão nutricional que leva à anemia.

Assim, anemia é um dado que conferimos através de exame laboratorial e que pode ser manifestado por diversos sinais e sintomas.

Após constatar que o indivíduo tem anemia, o médico deve iniciar a pesquisa para saber o motivo que está levando a isso. Diversas doenças podem cursar com anemia, como a insuficiência renal crônica, hipotireoidismo, neoplasias (cânceres), doenças inflamatórias, perda de sangue... Diversos casos de anemia não trazem deficiência de ferro junto.

A anemia receberá um sobrenome nome de acordo com o fator que a desenvolve. Assim teremos a anemia megaloblástica, perniciosa, falsiforme, sideroblástica... Quando a anemia é por falta ou privação de ferro ela é chamada de anemia ferropriva.

Assim, podemos ter anemia sem deficiência de ferro e também podemos ter deficiência de ferro sem anemia. Nesse último caso, quando os estoques de ferro estão baixos, mas a medula óssea ainda está recebendo ferro suficiente para a produção das células vermelhas.
 

SINTOMAS DA FALTA DO FERRO

As seguintes perguntas abaixo, quando tiverem respostas positivas (“sim”), podem sugerir deficiência de ferro. A presença de pelo menos 3 dos sintomas abaixo é muito sugestiva da falta de ferro no organismo. Todas as alterações descritas podem ter outros diagnósticos diferenciais que não são da falta de ferro. Assim, o seu médico deverá avaliar o seu quadro como um todo para fundamentar o diagnóstico.
Sente dificuldade de sair da cama mesmo após uma noite de sono repousante?
Suas unhas lascam, quebram, estão amolecidas ou com deformações?
Sente muito cansaço ao acordar, à tarde ou à noite, mesmo quando dorme o número de horas que precisa para descansar?
Os problemas que enfrenta parecem sempre enormes e você faz “corpo mole” para resolvê-los?
Com o passar dos anos você sente que o seu rendimento não é mais o mesmo?Sente tristeza sem causa aparente?Sente dificuldade para a prática de atividade física?
Sente que o seu rendimento nas atividades físicas é baixo?Fica doente (resfriado, dor de garganta...) com facilidade?Sente tontura ou enxerga pontos luminosos ao se levantar rápido?
Para mulheres: os seus cabelos estão caindo mais do que deveriam cair?
 

É situação que predispõe à maior perda de ferro: ciclos menstruais curtos (com menos que 28 dias) ou com fluxo total prolongado (mais de 5 dias) ou com sangramento em abundância (mais de 2 dias).

気軽にどうぞ 080-4087-8807 (softbank)​

Fax - 0462-58-9596

mundofeliz05@hotmail.com

    Frete - 800 Yenes para qualquer região

Compras acima de 7,000 yenes Frete Grátis!

          IMPOSTO JÁ INCLUIDO NO PREÇO

Selling only inside Japan. This site is designed for portuguese and spanish speaking people living in Japan. However, we can communicate in japanese or english as well. Please feel free to call us. We can delivery to any location inside Japan.

日本語でも販売しております。どうそ気軽にお電話下さい。

神奈川県愛甲郡愛川町 Tel - 0462-58-9596 / 080-4087-8807

Copyright© Mundo Feliz Co., Ltd. All Rights Reserved.